Indonésia: Pelo menos 79 mortos em inundações repentinas e deslizamentos de terra

As autoridades indonésias subiram para 79 o número de mortos após chuvas torrenciais que provocaram enchentes e deslizamentos de terra que atingiram as aldeias na província ao leste da Indonésia. 43 pessoas ainda estão desaparecidas.
Uma chuva torrencial de sete horas causou a inundação, que obrigou à evacuação de 4.728 moradores para seis abrigos de emergência diferentes.
Estima-se que 11.725 famílias foram afetadas pela enchente e os evacuados precisem urgentemente de ajuda. As inundações também demoliram cerca de 350 casas e inundaram outras 211, enquanto as instalações públicas também foram destruídas pelo desastre, segundo o porta-voz do BNPB, Sutopo Purwo Nugroho.
O centro de evacuação criado pelo regente de Jayapura forneceu tratamento médico e uma cozinha pública aos evacuados, e pelo menos cinco hospitais disponibilizaram ajuda médica.
O Fórum Ambiental da Indonésia culpou o desmatamento nas Montanhas Ciclopes como a causa do desastre.






