Lusofonia | Moçambique

Amélia Sumbana condenada a 10 anos de prisão efetiva

MOÇ amélia sumbana

A antiga embaixadora de Moçambique nos Estados Unidos da América, Amélia Matos Sumbana, foi condenada  a 10 anos de prisão efetiva e ao pagamento de multas ao Estado, no valor de 17 milhões de meticais.

Amélia Sumbana estava a ser julgada pelo Tribunal Judicial da Cidade de Maputo pelos crimes de abuso de cargo e de função, branqueamento de capitais, peculato e desvio de fundos da Embaixada para benefício próprio, através de subfaturação e outros crimes de corrupção, enquanto embaixadora junto dos Estados Unidos da América.

Para além do cumprimento da pena de reclusão, Amélia Sumbana deverá indemnizar o Estado em cerca de 17 milhões de meticais, correspondente ao valor desviado das contas do Estado durante os cinco anos em que desempenhou o cargo (2009-2015) de diplomata em Washington.

A sentença foi lida hoje pela manhã, tendo a arguida evitado tecer quaisquer comentários em relação à decisão judicial, declarando apenas que ‘deixa tudo’ a cargo do seu advogado Pedro Macaringue. Este, por seu lado, já se mostrou insatisfeito com o veredicto, prometendo que vai recorrer.

 

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo