Ciência

Cientistas encontram razão para a cor dos pandas-gigantes

panda

Uma equipa de cientistas da Universidade da Califórnia (EUA), publicou esta semana um estudo na revista Behavioral Ecology, onde finalmente apresenta a resposta para a coloração distinta dos ursos pandas-gigantes, relativamente ao resto da espécie.

Os cientistas afirmam que a cor preta e branca do pelo destes ursos se deve a “variações ecológicas” e serve como camuflagem, para a procura do alimento que é a base da alimentação: o bambu.

A dieta alimentar do panda-gigante não é suficientemente rica para hibernar, por isso é geralmente muito ativo durante todo o ano na busca de alimento. Essa característica, obriga-o a passar por vários tipos de habitats. Assim, a cor branca serve de camuflagem nas montanhas com neve, onde as extremidades do corpo de cor preta o ajuda a passar despercebido na sombra. Também a coloração preta, é útil para os ambientes de floresta tropical.

Os círculos pretos à volta dos olhos servirá para se reconhecerem dentro da espécie, e as orelhas pretas são um “aviso” para os predadores, acreditam os cientistas.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo