Associação Batoto Yetu Portugal promove Fado dançado

A Associação Cultural e Juvenil Batoto Yetu Portugal (BYP) promove, de 4 a 11 de março, a “Oficina Danças Afro-brasileiras e Fado Dançado” na Biblioteca de Marvila, em Lisboa.

As oficinas e atuações do Fado dançado surgiram em 2014 e baseiam-se na recriação de coreografias com várias danças de cariz luso afro-brasileiro, tendo sempre em conta a origem do Fado português.

A partir dos anos 20, o Fado deixou de ser dançado para passar a ser cantado e é hoje considerado Património Imaterial da Humanidade.

A Associação Batoto Yetu, leva este projeto às comunidades imigrantes e sociedade em geral, e procura contribuir para a compreensão da cultura portuguesa bem como para a divulgação da importância da cultura angolana, cabo-verdiana e brasileira no aparecimento e reconhecimento do Fado.

Esta oficina é uma parceira entre a Associação Batoto Yetu e a Missão do Brasil junto à CPLP, com o apoio do Alto Comissariado para as Migrações (ACM), a Câmara Municipal de Lisboa e a Fundação Calouste Gulbenkian para o Desenvolvimento Humano.

A Associação Batoto Yetu Portugal é uma associação cultural sem fins lucrativos, fundada em 1996 com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras e Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. É detentora do estatuto de utilidade pública e reconhecida pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM) como Associação Representativa dos Imigrantes e seus Descendentes. Tendo como alvo primordial os jovens e crianças interessados na cultura africana, provenientes de meios económicos mais ou menos desfavoráveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

O Coordenador Nacional do Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15), Braima Camará, assumiu a liderança do Fórum Político para a Salvação…
Guiné-Bissau: PAI-Terra Ranka crítica processo de actualização dos Cadernos Eleitorais

Guiné-Bissau: PAI-Terra Ranka crítica processo de actualização dos Cadernos Eleitorais

A Coligação PAI-Terra Ranka, formação política constituída pelo PAIGC e os seus aliados, criticou a forma como decorre processo de…
Rússia: Putin nega guerra com a NATO mas deixa aviso

Rússia: Putin nega guerra com a NATO mas deixa aviso

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, assegurou não ter planos para atacar países da NATO. O governante russo disse que…
Chile: O salário azul chileno chama-se cobalto

Chile: O salário azul chileno chama-se cobalto

As finanças do Estado Chileno baseiam-se em “salários de cor”. O salário vermelho corresponde ao cobre, produto tradicionalmente de exportação…