Cultura

Portugal e Timor Leste juntos na salvaguarda e divulgação do património arquivístico

arquivo

Os Governos de Portugal e de Timor-Leste assinaram esta terça-feira um protocolo de cooperação, onde se comprometem a salvaguardar e divulgar o património arquivístico comum.

O protocolo segue os objetivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) de recuperação do acervo histórico dos Estados-membros e a criação de mecanismos que facilitem a reprodução do património comum.

Segundo comunicado de imprensa do Ministério da Cultura, o documento tem como objetivos “promover a transferência de conhecimento e de formação na área arquivística entre os dois países” e “permitir a cooperação para a digitalização de documentos relacionados com a história comum”, de Portugal e Timor Leste.

Com este documento, assume-se que os Arquivos Nacionais da Torre do Tombo da República Portuguesa e de Timor-Leste “são detentores de património documental cujos conteúdos podem contribuir para estimular a permuta de informação contidas nos acervos arquivísticos de interesse comum” e que “constituem parte integrante da memória coletiva e individual de ambos os países”.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo