Cultura

Prémio Calouste Gulbenkian dos Direitos Humanos para Austrália e Hungria

gulbenkian

Os vencedores dos Prémios Gulbenkian 2017 e Prémios Gulbenkian, a nível nacional, foram revelados esta quinta-feira. Em Portugal, os prémios seguiram para a Sociedade Portuguesa de Matemática, a Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID) e a Sociedade Artística Musical dos Pousos, nas categorias de Conhecimento, Sustentabilidade e Coesão, respetivamente.

O Prémio Calouste Gulbenkian 2017 dos Direitos Humanos foi entregue à Hungarian Helsinki Committee, uma organização não-governamental que dá apoio legal a migrantes e refugiados na Hungria e à professora e investigadora australiana Jane McAdam. Estes dois vencedores “repartem entre si este prémio como reconhecimento do inestimável contributo na defesa dos direitos humanos, em particular, dos refugiados”, avança o comunicado oficial da Fundação.

A organização “Hungarian Helsinki Committee”, fundada em 1989, foi escolhida pelo caráter “singular e exemplar”, e por ser a “voz dos refugiados”, bem como a “voz crítica mais audível das políticas ilícitas e desumanas” praticadas na Hungria.

A advogada australiana Jane McAdam dirige um Centro de Direito Internacional de Refugiados na Universidade de Nova Gales do Sul em Sidney, com efeitos práticos na legislação, na jurisprudência e nas políticas aplicadas neste campo. É distinguida pela sua ação a favor da “melhoria da vida de milhões de refugiados e migrantes”, através da “criação de soluções seguras, duradoras e legais em resposta a questões atuais e complexas relacionadas com a migração forçada, desalojados pelos impactos das mudanças climáticas ou catástrofes naturais”.

Os prémios serão entregues esta quinta-feira, 20 de julho, numa cerimónia presidida pelo Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, no mesmo dia em que se assinala o Dia Calouste Gulbenkian.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo