Durban acolhe conferência internacional da ONU-SIDA que visa acabar com a epidemia em 2030

No coração da epidemia de SIDA, em Durban, África do Sul, entre 18 e 22 de Julho, terá lugar a XXI Conferência Internacional sobre a SIDA.

Todos os anos, em França, surgem mais de 6 000 novos casos de infeção pelo vírus da imunodeficiência adquirida (HIV), e outros 380 000 casos surgem todos os anos na África do Sul.

A última vez que a mesma conferência internacional foi realizada em Durban, há 16 anos, a África do Sul registava 640 000 novos casos por ano.

Apesar dos avanços registados na luta contra a epidemia, no último relatório da ONU SIDA as palavras do seu director executivo, Michel Sidibé, não são tranquilizadoras: “No caso de um ressurgimento de novas infecções pelo HIV a epidemia irá tornar-se incontrolável. O mundo deve, por isso, implementar imediatamente as medidas necessárias para pôr fim definitivamente à epidemia”.

Com este objectivo, a ONU-SIDA pede à comunidade internacional um esforço adicional com vista a desenvolver todo o potencial da terapia anti-retroviral com o objetivo de acabar com a epidemia em 2030. O objetivo é que até 2020 90% das pessoas que vivem com HIV conheçam o seu estado, 90% das pessoas conscientes do seu estado tenham acesso à terapia anti-retroviral e, finalmente, 90% das pessoas que recebam tratamento já não tenham cargas virais detetáveis. Estes números a nível mundial são, respetivamente, 57% -46% -38%.

Em 2015, 10 milhões de pessoas HIV-positivas ainda não tinham acesso ao tratamento anti-retroviral, ainda que quase 17 milhões de pessoas recebam tratamento, “duas vezes mais do que em 2010 e 22 vezes mais do que em 2000”, disse o ONU SIDA.

As políticas contra a transmissão do HIV da mãe à criança está a dar resultados em alguns países da África do Sul e as novas infeções em crianças com menos de 15 anos passou de 290 000 para 150 000 por ano ao longo dos últimos cinco anos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

FMI elogia desempenho económico de Moçambique

FMI elogia desempenho económico de Moçambique

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, partilhou que Moçambique está a fortalecer as suas instituições e que…
FMI avisa que Ucrânia necessita de 42 mil milhões de euros

FMI avisa que Ucrânia necessita de 42 mil milhões de euros

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, declarou que a Ucrânia vai necessitar de um apoio orçamental de…
António Guterres lamenta impacto "limitado e às vezes nulo" de promessas de Israel

António Guterres lamenta impacto "limitado e às vezes nulo" de promessas de Israel

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, considera “limitado e às vezes nulo” o impacto dos compromissos assumidos…
Macau: Passagens automáticas facilitam entrada de portugueses

Macau: Passagens automáticas facilitam entrada de portugueses

As autoridades de Macau anunciaram que, a partir de amanhã, as passagens fronteiriças vão ser alargadas a quem for titular…