Ciência | Vida

Recursos naturais do planeta para 2017 esgotam-se amanhã, 02 de agosto

terra

Segundo a associação ambientalista Zero,  a Humanidade atinge, amanhã, quarta-feira, o limite de recursos disponíveis para este ano, seis dias mais cedo do que em 2016.

De acordo com o estudo, o último ano em que a Humanidade respeitou o “orçamento natural anual”, fazendo com que os recursos existentes no planeta chegassem para o ano inteiro, foi em 1970, há 47 anos.

A associação refere que Portugal é contribuinte ativo do problema, salientando que se todos os países tivessem a mesma pegada ecológica, seriam necessários 2,3 planetas para aguentar o esforço ambiental.

Em Portugal, as atividades que mais contribuem para a pegada ecológica são o consumo de alimentos (32 por cento da pegada global do país) e a mobilidade (18 por cento da pegada).

Para reduzir o défice ambiental, a Zero sugere a aposta numa economia circular, onde “a utilização e reutilização de recursos é maximizada” para a redução do uso de materiais, a promoção da reutilização e a extensão dos tempos de vida dos bens e equipamentos.

A promoção de uma dieta alimentar saudável e sustentável, com a redução do consumo de proteína de origem animal e um aumento significativo do consumo de hortícolas, frutas e leguminosas secas, é outra das propostas da Zero.

 

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo