Tecnologia

“Bat Bot”: o drone morcego

bat drone 4

Um grupo de investigadores da Caltech e da Universidade de Illinois, nos EUA, está a desenvolver o Bat Bot, um drone com as mesmas características de um morcego. É construído em fibra de carbono e pesa apenas 93 gramas.

Os criadores do Bat Bot pretendem que as características deste robot se aproximem o mais possível da estrutura complexa das asas dos morcegos, bem como de toda a articulação sofisticada do animal. Para simular as asas, é utilizada uma membrana muito fina à base de silicone, moldável e flexível como as verdadeiras.

O objetivo é melhorar a tecnologia dos robots voadores, os conhecidos drones, ao mesmo tempo que se aprofunda o estudo do próprio morcego e da sua estrutura complexa.

O Bat Bot poderá ser outro caminho a explorar no desenvolvimento da tecnologia da aviação. Por outro lado, a sua capacidade de voar em espaços muito limitados pode fazer do Bat Bot um recurso para situações de resgate e salvamento.

O projeto foi financiado pelo National Science Foundation’s National Robotics Initiative e publicado a 1 de fevereiro na Science Robotics.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo