Tecnologia

Bola extintora de tecnologia tailandesa acaba com pequenos incêndios em segundos

elifefireball2

A bola extintora de incêncios Elide Fire Extinguishing Ball E é uma tecnologia revolucionária originária da Tailândia e que permite apagar pequenos fogos em segundos, sem necessidade da ativação manual. A pequena bola pode ser usada por qualquer pessoa, pesa cerca de 1,3 quilos e consegue abranger uma área até aos dez metros quadrados.

A bola extintora é ativada pelo fogo e pode extinguir fogos de materiais sólidos e líquidos inflamáveis, em incêndios com gases combustíveis e em equipamentos elétricos até 5000 volts. O agente ativo é um pó químico composto por monofosfato de amónio que não danifica os materiais circundantes nem prejudica o meio ambiente.

A tecnologia da Elide Fire surge como uma alternativa e complemento aos tradicionais extintores. A ideia original foi concebida pelo tailandês Phanawatnan Kaimart, depois de, em 1997, ter sobrevivido a um grande incêndio num hotel em Pattaya.

A patente original registada na Tailândia já chegou a 21 países, e em Portugal é representada pela Record Reference. A invenção já recebeu várias distinções, como o Prémio europeu Eureka, medalha de bronze no prémio Genius, de ouro no prémio WIPO e no prémio KIPA e uma medalha de ouro da Agência Federal de Ciência e Inovação da Rússia e do Conselho Nacional de Pesquisa da Tailândia.

Atualmente, está a decorrer uma campanha de angariação de fundos através da venda desta bola extintora, para ajudar a reconstruir Pedrógão Grande, depois dos incêndios que devastaram aquela região do centro do país em junho. A Elide Fire Portugal doará cinco euros por cada bola vendida até 30 de setembro.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo