Diplomacia | Segurança

ONU e União Africana assinam parceria sobre paz e segurança

antonioguterres

Na abertura da primeira Conferência Anual das Nações Unidas (ONU) com a União Africana, o Secretário-Geral António Guterres referiu à imprensa que o encontro com o Presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat “representa um marco na cooperação entre as duas organizações”.

Durante o encontro, as duas organizações assinaram uma parceria sobre a paz e segurança. António Guterres reforçou que as mudanças no setor da segurança em África, obrigam a uma revisão das estratégias de paz, e apelou ao apoio e financiamento por parte da comunidade internacional.

O Secretário-Geral da ONU acrescentou: “criámos de facto as condições para uma melhor coordenação das nossas atividades a todos os níveis. Partilhamos a visão de que a paz e a segurança, o desenvolvimento inclusivo e sustentável, os direitos humanos e a boa governação, são dimensões que precisam de ser vistas em conjunto e que requerem uma visão comum”.

Entre as prioridades na cooperação das duas organizações estão alguns pontos que integram a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável. Por exemplo, o combate ao terrorismo e ao grupo islâmico Boko Haram, bem como situações específicas de países como a Líbia, Mali, República Centro-Africana, Sudão do Sul e Somália.

© e-Global Notícias em Português
2 Comentários

2 Comments

  1. Clesivaldo

    22/04/2017 at 23:06

    Boa noite!

    Poderia me informar a fonte da matéria da ONU acerca do acordo de paz e segurança?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo