Diplomacia

Relações diplomáticas entre Portugal e a Roménia iniciaram há 100 anos

romenia
Ioana Bivolaru - Atual embaixadora da Roménia em Portugal

Assinala-se esta quarta-feira o centenário do estabelecimento das relações diplomáticas entre Portugal e a Roménia. Foi há 100 anos que o deputado Victor Ionescu, apresentou em Lisboa pela primeira vez as cartas que o acreditaram como Enviado Extraordinário e Plenipotenciário da Roménia em Portugal.

Em 1919, Martinho de Brederode era acreditado em Bucareste como primeiro embaixador de Portugal, dando início a um relacionamento diplomático bilateral que se tem vindo a desenvolver em todas as suas vertentes, apesar da interrupção verificada após a Segunda Guerra Mundial, refere o comunicado oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros para assinalar a efeméride.

No mesmo comunicado, o Ministério os Negócios Estrangeiros sublinha que, apesar dos dois países se situarem em extremos da Europa partilham de forma íntima muitos dos valores de uma cultura profundamente marcada pela latinidade. Dessa forma, recordam o filósofo e pensador romeno Mircea Eliade, que foi adido cultural em Portugal e se referiu ao português Luís de Camões e ao romeno Mihai Eminescu como dois grandes poetas da Latinidade.

Assim, lê-se no mesmo documento, que as relações bilaterais entre a Roménia e Portugal se caracterizam por uma grande afinidade e identidade de pontos de vista relativamente à maioria dos assuntos da agenda europeia e mundial, por isso mesmo é uma razão para continuar o caminho iniciado há cem anos e conjuntamente a explorar todas as formas de benefício mútuo, acrescentam.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo