Angola | Brasil

Começou a ser instalado cabo transatlântico que ligará Angola e Brasil

telecomunicacoes

Iniciou esta quarta-feira 9 de Agosto a instalação do cabo transatlântico que ligará o Brasil ao continente africano para impulsionar as comunicações digitais globais. A Angola Cables é a operadora de telecom responsável pela instalação do cabo de fibra óptica SACS (South Atlantic Cable System), que parte da costa de Angola sendo o primeiro cabo a ligar a cidade brasileira de Fortaleza a Luanda.

O processo de instalação, até chegar à costa brasileira, poderá demorar cerca de cinco meses, sendo que o cabo terá capacidade de pelo menos 40 Tbps em 6 mil quilómetros de extensão.

Para a empresa, “a instalação do SACS em alto mar irá envolver a participação de engenheiros, profissionais de informática e mergulhadores especializados para que o cabo seja realmente fixado com a segurança no solo marítimo”. Atualmente, a Angola Cables conta com outros dois grandes projetos no Brasil, além do SACS, totalizando US$ 300 milhões em investimentos.

Um deles é o cabo Monet, que ligará Miami a Santos e começará a operar no último trimestre de 2017; mas também a construção de um Data Center internacional em Fortaleza, que será um agregador de cabos submarinos de fibra óptica. Ainda em construção, mas que poderá começar a operar no primeiro semestre de 2018.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo