Angola

Presidenciais Angola: CNE recebe dados provisórios do registo eleitoral

cne 1

O Ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, entrega esta terça-feira à Comissão Nacional Eleitoral (CNE), o Ficheiro Informático dos Cidadãos Maiores (Ficim) que contem os dados provisórios relativos aos cidadãos registados no processo eleitoral que terminou a 31 de março. Os dados serão posteriormente utilizados pela CNE para mapear as assembleias de voto e produzir os cadernos leitorais.

Estes dados são provisórios, porque se encontra ainda a decorrer o teste de eventuais registos duplos. Para além disso, os dados só poderão ser considerados definitivos, até quinze dias após a convocação oficial das eleições por parte do Presidente da República José Eduardo dos Santos. O presidente poderá fazer essa convocação, por lei, até 26 de junho.

Decorre também até 19 de abril, o período de reclamações e consulta de dados de eleitor, para os cidadãos que se registaram pela primeira vez entre 2016 e 2017.

Para a gestão do Ficheiro Informático dos Cidadãos Maiores (Ficim), a CNE vai contratar uma empresa privada para assegurar “a produção dos cadernos eleitorais, o credenciamento dos agentes eleitorais, os mapeamentos de assembleias de voto, o sistema de informação ao eleitor, o fornecimento do material de votação e soluções tecnológicas para as eleições gerais”, refere o site de notícias Ver Angola.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo