Presidenciais Angola: MPLA quer “acabar com a pobreza” e UNITA defende uma governação “inclusiva”

O candidato do MPLA às Presidenciais de agosto e atual Ministro da Defesa de Angola, João Lourenço, apresentou-se pela segunda vez este sábado, à população do município de Viana.

Durante o comício no Zango III, João Lourenço frisou alguns pontos essenciais que conduzirão as prioridades caso seja eleito Presidente da República nas Eleições Gerais agendadas para agosto.

Começou por visitar o Hospital Municipal de Viana e destacou a importância de “ações de prevenção de doenças, viradas para o saneamento do meio, desenvolvidas pelas autoridades e pela população”. Tal como se lê na página oficial do MPLA, o candidato “valorizou a potenciação dos hospitais do País, que devem trabalhar para uma boa saúde do povo, ao lado dos esforços preventivos à doença”.

João Lourenço visitou também a Estação de Tratamento de Água de Calumbo, que serve as populações de Calumbo e do Zango, e realçou a necessidade de melhorias no abastecimento de água.

No discurso proferido no comício, João Lourenço reforçou que a prioridade é acabar com a “pobreza extrema”. Segundo a página oficial do Partido MPLA, o candidato considera que a guerra foi o fator que levou ao êxodo e ao aumento da pobreza no país e apelou à participação da sociedade e do Governo nessa missão de eliminar a pobreza em Angola. Por isso, frisou que caso vença as eleições será feita uma maior aposta na organização da economia e no apoio ao investimento privado. Sobre a economia, o candidato prometeu colocar a diplomacia angolana ao “serviço” do país nessa matéria.

No mesmo dia, em Menongue, capital da província do Cuando-Cubango, o maior partido da oposição – UNITA – também realizou um comício, ainda a propósito da comemoração dos 51 anos da fundação do Partido. O comício contou com a presença do vice-Presidente do partidor Raul Danda e do Secretário Provincial da UNITA naquela região, Adriano Sapiñala.

Segundo a Agência de Notícias Angola Press (Angop), Raul Danda declarou que, caso a UNITA vença as eleições presidenciais, “vai trabalhar com todas as pessoas que tenham competência, qualidade e que sejam honestas, para que as riquezas do país sejam distribuídas por todos os angolanos”. O objetivo é também que a governação “inclusiva” e que todos possam fazer parte do sistema governativo do país, não “apenas militantes”.

Raul Danda garantiu ainda que uma das prioridades da UNITA será a melhoria substancial “nos setores da saúde e da educação, para se acabar com as mortes hospitalares, o número de crianças fora do sistema normal de ensino e do analfabetismo”.

As Conferências Provinciais da UNITA começam esta segunda-feira, 27 de março e duram até 8 de abril. Nestas conferências, serão eleitos os deputados que terão lugar na Assembleia Nacional.

Os vários partidos com candidatos à Presidência preparam-se agora para o início da campanha eleitoral. As Eleições Gerais estão agendadas para agosto deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola poupa 15 milhões de euros ao reduzir contratos de professores estrangeiros

Angola poupa 15 milhões de euros ao reduzir contratos de professores estrangeiros

O Ministério do Ensino Superior de Angola informou que o Governo vai poupar, em 2024, cerca de 15 milhões de…
KEEPTALENT Portugal anuncia Paula Delgado como nova partner da empresa

KEEPTALENT Portugal anuncia Paula Delgado como nova partner da empresa

“Bem-Estar e Felicidade Organizacional” são os temas para os quais a KEEPTALENT Portugal, empresa especializada em ajudar as empresas da…
Cabo Verde: Governo promete alargar proteção social

Cabo Verde: Governo promete alargar proteção social

O ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social de Cabo Verde, Fernando Elísio Freire, prometeu que o Governo vai alargar…
Irão apreende navio cargueiro com o bandeira portuguesa no Estreito de Ormuz

Irão apreende navio cargueiro com o bandeira portuguesa no Estreito de Ormuz

As forças iranianas foram acusadas de apreender um navio cargueiro, este sábado, no Estreito de Ormuz, a cerca de 80…