Angola

Presidenciais Angola: Partidos avançam com candidaturas ao Tribunal Constitucional

rui ferreira

As várias formações partidárias em Angola já começaram a apresentar as candidaturas para as eleições gerais de agosto de 2017.

Em declarações ao “Jornal de Angola”, o coordenador de Auditoria e Disciplina do MPLA, Carlos Alberto Ferreira Pinto garantiu que o partido está com o processo de candidaturas avançado e referiu que “todos os candidatos aprovados já estão a organizar os seus processos individuais, algumas províncias já fizeram chegar à sede do MPLA os processos” e que todos se devem reger por “seriedade, responsabilidade e transparência”.

Também em declarações ao mesmo órgão de comunicação, o Secretário-geral do Partido da Renovação Social (PRS), Benedito Daniel, declarou que “o tempo de apresentação de candidaturas não vai ser suficiente para o seu partido”, mas que vão tentar fazê-lo dentro dos prazos estabelecidos por lei.

Já o Secretário para os Assuntos Eleitorais da UNITA, Victorino Nhany, afirmou que a preocupação do seu partido é a “falta de separação de poderes”, mas que o prazo dado pelo Tribunal Constitucional para apresentar as candidaturas é “suficiente”. Frisou ainda que a UNITA “está a preparar-se desde as eleições de 2012”.

O presidente do Partido Democrático para o Progresso e Aliança Nacional de Angola (PDP-ANA), Simão Makazu, garantiu que o Partido se encontra ainda a preparar a candidatura para apresentar ao Tribunal Constitucional, no prazo legalmente previsto.

Luís do Nascimento, Secretário-Geral da Frente para a Democracia (FpD), sublinhou que o FpD está a fazer tudo para apresentar a candidatura a tempo, e “para não defraudar o eleitorado”. Reforçou ainda que a expetativa é “ver o Bloco Democrático no Parlamento”.

Segundo a lei, todos os partidos políticos devem concorrer nos círculos eleitorais do país, apresentando candidatos e apoiantes no círculo eleitoral nacional e nos 18 círculos provinciais.

A chamada dos eleitores às urnas está agendada para agosto, ainda sem dia definido.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo