Presidenciais Angola: UNITA sob suspeita de aliciar militante a efetuar duplo registo propositado

O secretário de Estado para os Assuntos Institucionais, Adão de Almeida, revelou esta semana a suspeita de que o maior partido da oposição, UNITA, indicou a um militante do seu partido que efetuasse um duplo registo, para “provar” eventuais falhas no decorrer do registo eleitoral. A declaração foi feita durante um encontro com representantes do Ministério da Administração do Território (MAT) e representantes de partidos políticos, para apresentação do relatório provisório sobre os dados do registo eleitoral.

Adão de Almeida revelou que se trata do cidadão Ernesto João Manuel, membro da comissão eleitoral do município da Quissama. Segundo o secretário de Estado, o duplo registo foi feito, numa primeira fase no município de Ícolo e Bengo e depois no município de Belas, refere a Agência de Notícias Angola Press (Angop).

O secretário de Estado reforçou que o duplo registo é crime, segundo a lei eleitoral em vigor.

Em declarações à Deutsche Welle África, o secretário para os Assuntos Eleitorais da UNITA Vitorino Nhany, considera que Adão de Almeida “está a agir de má fé” ao fazer estas acusações, e que o verdadeiro objetivo é “contrariar todas as aberrações que foram verificadas no próprio processo eleitoral”. Segundo a UNITA, este duplo registo deve-se a uma “falha técnica”.

Vitorino Nhany acrescenta ainda que a UNITA já tinha requisitado reuniões com o Comité Eleitoral para discutir algumas questões, mas sem sucesso: “O que pedimos foi uma reunião técnica entre os técnicos do partido e do registo eleitoral. Seria neste encontro onde iríamos apresentar uma série de aspetos de duplicidade de cartões ou de registo para isso ser corrigido, mas até à presente data nunca tivemos resposta”, refere o DW África.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: CNE destaca tranquilidade durante recenseamento eleitoral

Moçambique: CNE destaca tranquilidade durante recenseamento eleitoral

O presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Moçambique, Dom Carlos Matsinhe, afirmou que o recenseamento eleitoral tem decorrido…
Cabo Verde: PR promulga cinco diplomas do Governo

Cabo Verde: PR promulga cinco diplomas do Governo

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, promulgou cinco diplomas do Governo na segunda-feira, 15 de abril. …
Timor-Leste: Fretilin congratula-se com visita de Papa Francisco

Timor-Leste: Fretilin congratula-se com visita de Papa Francisco

A Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (Fretilin) congratulou-se nesta quarta-feira, 17 de abril, com a visita do Papa Francisco ao…
Ucrânia: Conselheiro de Zelensky diz que não há negociações em curso com a Rússia

Ucrânia: Conselheiro de Zelensky diz que não há negociações em curso com a Rússia

O conselheiro presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak, informou nesta quarta-feira, 17 de abril, que não há conversações e negociações em curso…