Brasil | Lusofonia | Segurança

Brasil investiga massacre de tribo isolada

indio

O governo brasileiro abriu uma investigação à morte de 10 membros de uma tribo indígena isolada na Terra Indígena Vale do Javari, no interior da Amazónia, alegadamente por mineiros que exploram ilegalmente a área.

Segundo a ONG Survival International, “mais de 10” índios foram assassinados, entre os quais mulheres e crianças. A entidade disse ainda ter tido acesso a informações colhidas por funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funai) na região, as quais apontam que até “um quinto” da tribo pode ter sido dizimada pelo massacre.

De acordo com as autoridades, o Ministério Público no estado do Amazonas, perto da fronteira colombiana, abriu uma investigação depois de saber que os mineiros se tinham vangloriado de matar membros de uma tribo não identificada.

A organização ativista de Londres, Survival International, refere que as vítimas faziam parte das 103 tribos isoladas do Brasil, definidas como “sem contato pacífico com ninguém na sociedade convencional ou dominante”.

Os mineiros rotineiramente invadem terras tribais no Brasil, muitas vezes terminando em encontros mortais. De acordo com os investigadores, a atividade de mineração tem avançado sobre o rio, que cruza três terras indígenas e é amplamente utilizado por índios isolados para sua subsistência.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo