Brasil

Ex-Presidente brasileiro Lula da Silva condenado a 9 anos e 6 meses de prisão

Brasil, Brasília, DF. 07/05/2009. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva em cerimônia de formatura de diplomatas do Instituto Rio Branco, em Brasília. - Crédito:BETO BARATA/AGÊNCIA ESTADO/AE/Código imagem:49826

O juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato, condenou o ex-presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, a 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro, avança o jornal brasileiro O Globo. É a primeira vez, na história do Brasil, que um ex-presidente é condenado.

A acusação, explica o mesmo jornal, deve-se à ocultação da propriedade de uma cobertura triplex em Guarujá, no litoral paulista, recebida como propina da empreiteira OAS, em troca de favores na Petrobras.

Para além desta condenação, o juiz Sérgio Moro determinou ainda que o ex-presidente não poderá exercer qualquer cargo ou função pública pelo dobro do tempo da pena, ou seja, durante 19 anos. A decisão tem ainda que ser referendada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, esclarece o jornal O Globo.

Lula da Silva poderá agora pedir recurso, e aguardar o julgamento em liberdade. O antigo Presidente tem ainda que responder a mais quatro outros processos no âmbito da operação Lava Jato.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo