Brasil | Diplomacia

Pedidos de nacionalidade portuguesa com elevada procura no Brasil

8714686_orig

A procura da nacionalidade portuguesa por parte de cidadãos brasileiros tem aumentado substancialmente nos últimos anos. Com as recentes alterações legislativas introduzidas na legislação portuguesa, em que netos de cidadãos portugueses passam a ter direito à nacionalidade dos seus avós, prevê-se que o número de pedidos venha a aumentar ainda mais nos postos consulares portugueses espalhados pelo Brasil.

Várias razões são apontadas para justificar este fenómeno, tais como a inexistência da obrigatoriedade de visto para entrada nos EUA, livre circulação pelo espaço Schengen e a cada vez maior apetência dos cidadãos brasileiros em gozarem a sua reforma em terras lusas, motivação a que não será estranha a atual situação securitária no Brasil.

No entanto, os laços históricos e familiares e o fato de não ser necessária a aprendizagem de qualquer língua estrangeira para aceder à Europa, continuam a ser as principais razões que estão na base deste pedido de nova nacionalidade.

Segundo dados fornecidos pelo Ministério da Justiça português, 87.033 pedidos de nacionalidade foram concedidos a brasileiros entre 2010 e 2016. Deste número 319 brasileiros beneficiaram do programa ‘Vistos Gold’, segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal.

 

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo