Portugal e Brasil estreitam relações no domínio da defesa

Portugal e Brasil têm mostrado mútuo interesse de aproximação nas áreas da tecnologia e da defesa. Os dois países pretendem estreitar laços e aumentar as suas participações na base industrial brasileira e portuguesa. Para isso, trabalham em acções como identificação de nichos de mercado nos quais a indústria de defesa brasileira possa contribuir nas cadeias globais de valor da indústria de defesa portuguesa, identificação de oportunidades para promover parcerias e abrir o debate para se discutir a visão de longo prazo para os projectos estratégicos de Portugal e do Brasil.

Com o intuito de se realizarem grandes acções nesse meio, o Ministro da Defesa Nacional de Portugal, José Alberto Azeredo Lopes, recebeu em Fevereiro, durante dois dias, o Ministro da Defesa do Brasil, Raul Jungmann, que se deslocou a Portugal acompanhado de uma delegação empresarial para participar no I Diálogo das Indústrias de Defesa. O encontro realizou-se na cidade do Porto, com o objectivo de incrementar as parcerias entre os dois países no domínio das Indústrias de Defesa.

O I Diálogo entre as Indústrias de Defesa de Portugal e do Brasil proporcionou “uma melhor interacção entre o tecido empresarial português e brasileiro, reforçando a cooperação bilateral para fazer face aos desafios de segurança”. De acordo com os seus organizadores, “procurou-se abranger actividades que promovam a parceria e o entendimento entre os participantes, com vista à anulação de impedimentos ao comércio bilateral e aos investimentos em defesa, fomentando, desta forma, a sua expansão”.

Informações dos governos dos dois países indicam que Portugal e Brasil assinaram um memorando de entendimento sobre cooperação na área de catalogação e logística militar, bem como uma declaração conjunta com a finalidade de “fixar objectivos de cooperação futura, sobretudo na área das Indústrias de Defesa”.

No primeiro dia do evento, “foram debatidas as melhores estratégias de potenciar e gerar oportunidades de desenvolvimento conjunto e identificaram-se possibilidades para a concepção de produtos e serviços, na área da defesa, que possam ser desenvolvidas no âmbito de parcerias conjuntas, visando aos mercados externos onde cada país tenha maior inserção, designadamente no âmbito do Mercosul e da União Europeia”.

Já no segundo dia do evento, Portugal apresentou o seu quadro legal de aquisições e as regras sobre o controlo de importação e exportação aplicáveis à indústria militar brasileira e aos seus parceiros – incluindo o contexto das organizações internacionais em que está inserido. Por seu turno, o Brasil informou aos presentes sobre o seu processo de controlo de exportações e linhas de crédito disponíveis para projetos de I&D na área da defesa.

No final da manhã do segundo dia, representantes dos dois países apresentaram os respectivos sistemas de certificação de produtos de defesa, além de abrirem espaço para o debate com as empresas.

O I Diálogo das Indústrias de Defesa de Portugal e do Brasil terminou com visitas guiadas a empresas representativas do sector industrial da defesa português.

Estiveram também presentes no evento Manuel Caldeira Cabral, Ministro da Economia, o Major-General Henrique Macedo, Subdirector-Geral da DGRDN, e Flávio Basílio, Secretário de Produtos de Defesa. A expectativa é que ambos os países contratem serviços e comprem equipamentos que poderão ser utilizados na área da defesa.

 

 

Por Igor Lopes, Rio de Janeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Macau: Cônsul-geral do Vietname pede flexibilização das regras de vistos

Macau: Cônsul-geral do Vietname pede flexibilização das regras de vistos

O Cônsul Geral do Vietname em Hong Kong e Macau, Pham Binh Dam, pediu ao chefe de Governo da Região,…
Goa: “Secretariado da Exposição” e “Comité de Coordenação” vão acompanhar mostra das relíquias de São Francisco Xavier

Goa: “Secretariado da Exposição” e “Comité de Coordenação” vão acompanhar mostra das relíquias de São Francisco Xavier

As autoridades de Goa vão constituir um “Secretariado da Exposição” e um “Comité de Coordenação” com o objetivo de acompanhar…
Angola recebe mais USD 300 milhões do Banco Mundial

Angola recebe mais USD 300 milhões do Banco Mundial

O Banco Mundial aprovou o empréstimo de 300 milhões de dólares a Angola, com o objetivo de serem usados no…
Alterações climáticas antecipam desabrochar das flores da primavera  

Alterações climáticas antecipam desabrochar das flores da primavera  

Um estudo conjunto de investigadores da Universidade de Sevilha, em Espanha, e da Universidade Estadual de São Paulo, no Brasil,…