Cabo Verde

Cabo Verde propõe alargamento de parceria especial com a União Europeia

cabo verde parceria especial

Cabo Verde vai apresentar na próxima segunda-feira, no Parlamento Europeu em Bruxelas, uma proposta de alargamento da parceria especial com a União Europeia, através da introdução de novas áreas como “investimento, crescimento e criação de empregos, problemática da gestão dos oceanos, economia marítima e reformas institucionais”, avança o jornal Expresso das Ilhas.

A proposta que o Governo, que vem negociando com a EU para alargar o acordo de parceria especial a outras áreas de intervenção e de cooperação, por seu lado, introduziu sectores como “investimento, crescimento e criação de empregos, problemática da gestão dos oceanos e economia marítima e reformas institucionais”.

O alargamento da parceria especial entre Cabo Verde e a União Europeia, a outras áreas de intervenção e de cooperação, decorrerá numa reunião ministerial entre o ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, e o ministro da Estónia Jüri Ratas, em representação da União Europeia.

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, vai também deslocar-se a Bruxelas, onde vai reunir com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, e ainda com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

É a primeira vez que um Chefe de Estado de Cabo Verde tem “encontros a este nível”, refere o mesmo jornal.

A parceria especial entre a União Europeia e Cabo Verde já existe há dez anos, e baseia-se na “boa governação, segurança e estabilidade, sociedade de conhecimento, luta contra pobreza, integração regional e convergência técnica e normativa”. Com esta proposta de alargamento, vai ser sugerida a introdução de mais um pilar na parceria especial: investimento, crescimento e emprego.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo