Cabo Verde

Cabo Verde reforça Parceria Especial com União Europeia

cv
Luís Filipe Tavares e Jean Asselborn

O ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, encontra-se esta semana na última etapa de uma visita à Europa Central e do Leste, para o reforço da cooperação bilateral e aprofundamento da Parceria Especial entre o país e a União Europeia (UE).

Esta Parceria Especial baseia-se num diálogo permanente entre Cabo Verde e a UE sobre a evolução de Cabo Verde, que ultrapassa a relação de dador-beneficiário entre as partes, para englobar outros interesses comuns em matéria de segurança, desenvolvimento e cooperação.

Segundo comunicado oficial do Governo, nesta última etapa o ministro Luís Filipe Tavares deslocou-se à Eslovénia e encontra-se em Luxemburgo, onde se encontrou com o ministro da Economia e da Cooperação, Étienne Schneider e com o homólogo, Jean Asselborn. A captação de investimento privado para o arquipélago e a integração de emigrantes cabo-verdianos que chegam a Luxemburgo vindos de Portugal e da Holanda, são os temas centrais do encontro, refere a mesma nota.

Na visita à Eslovénia, o ministro cabo-Veridiano esteve reunido com o homólogo esloveno Karl Erjavec, com os responsáveis do ministério da Educação e da Câmara do Comércio. Karl Erjavec sublinhou que Cabo Verde “é o país com o qual temos o nível mais elevado de cooperação em África”, refere a nota do Governo. A Eslovénia financiou integralmente o projeto de instalação dos centros de telemedicina em Cabo Verde e prepara-se para financiar a terceira fase que prevê a ligação de Cabo Verde aos centros especializados da Europa.

Em Ljubljana, capital da Eslovénia, é de destacar o reforço da cooperação com aquele país, no domínio da gestão das águas, da educação e do turismo. Por fim, Luís Filipe Tavares fez um convite ao ministro esloveno, que se desloca a Cabo Verde na segunda quinzena de novembro deste ano.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo