Cabo Verde | Sahel

Comité Permanente contra a Seca no Sahel e África Ocidental reúne-se em Cabo Verde

campanha agricola

No contexto do dispositivo regional de prevenção e gestão das crises alimentares (PREGEC) no Sahel e África Ocidental, o Comité Permanente Inter-Estados de Luta contra a Seca no Sahel (CILSS) e os seus parceiros técnicos e financeiros, promovem um encontro restrito de discussão da campanha agrícola 2017/2018. O encontro terá lugar no Hotel Praia Mar, na cidade da Praia esta quinta e sexta-feira, avança um comunicado oficial do Governo de Cabo Verde.

O encontro terá como base a “análise das previsões climatológicas e hidrológicas estabelecidas para a campanha agro-pastoril para os países costeiros do Golfo da Guiné e do Sahel” e a “atualização das informações sobre a situação alimentar e nutricional das populações no início da campanha”, avança o mesmo comunicado. Serão ainda definidos os “planos de intervenção”, tendo em vista “facilitar e reforçar o dispositivo de seguimento da campanha agro-pastoril 2017/2018 e a segurança alimentar e nutricional na região”.

A reunião contará com a participação dos especialistas CILSS, dos representantes dos organismos internacionais e regionais, (FAO, OMM, CSAO, FEWS NET, ACMAD),das organizações intergovernamentais, (UEMOA, CEDEAO/ARAA) parceiros técnicos e financeiros, (USAID,UE), organizações humanitárias (ECHO, PAM, OCHA, OFDA/USAID) e ONG’s (OXFAM GB, Save the Children, CRS), bem como representantes dos sistemas de informação de segurança alimentar e nutricional e alerta precoce de Cabo Verde. A cerimónia de abertura do evento conta a presença do ministro da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde, Gilberto Silva.

A frequência das crises alimentares e nutricionais tem sido uma preocupação constante na região do Sahel e da África Ocidental. Estas crises fizeram com que fosse implementado este dispositivo regional de prevenção e gestão das crises alimentares, enquanto instrumento de seguimento, análise e avaliação permanente da situação alimentar e nutricional daquela região do continente africano.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo