Cabo Verde

Economia cabo-verdiana cresceu nos últimos meses de 2016

apresentacao de contas 4

O Ministro das Finanças de Cabo Verde, Olavo Correia, apresentou esta terça-feira as Contas do Estado relativas ao 4º trimestre de 2016. Os dados provisórios mostram que a economia cresceu 3,6% nos últimos meses de 2016 e segundo o Ministro “os dados são positivos”.

O défice orçamental reduziu de 4,6% em 2015 para 3,5% em 2016. Já a dívida pública aumentou, de 127,8% do PIB para 128,6%.

Olavo Correia alertou que do ponto de vista orçamental, ainda há desafios a serem ultrapassados, pelo que é “crucial que se continue a percorrer o quadro de consolidação fiscal”. Isto, atuando tanto sobre as receitas, como sobre as despesas, controlando e diminuindo as necessidades em termos de financiamento externo, reforçou o Ministro.

Controlar as despesas e apostar no investimento interno e externo seguros, foram as linhas do que defendeu o titular da pasta das finanças de Cabo Verde. Segundo nota oficial, Olavo Correia referiu que o país está ainda “muito abaixo daquilo que é o potencial de crescimento da economia cabo-verdiana, pelo que temos ainda muito trabalho a fazer”.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo