Cabo Verde | Lusofonia

Ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde visita sede da CPLP para preparar futura presidência

cplp

A Secretária Executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Maria do Carmo Silveira, recebeu o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades da República de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, esta sexta-feira, na sede da organização, em Lisboa.

Em declarações à comunicação social depois do encontro, o ministro Luís Filipe Tavaresavançou que foi debatido o ponto de situação, bem como a agenda, relativa ao início da presidência da CPLP por Cabo Verde a partir do próximo ano.

Luís Filipe Tavares revelou ainda que está a ser preparada uma Agenda de Cabo Verde, que assenta fundamentalmente em três dossiers: a mobilidade, a cidadania e a promoção da língua portuguesa. O ministro sublinhou a questão da mobilidade, como uma das maiores prioridades da presidência de Cabo Verde, pois considera que “deve haver livre circulação de pessoas e bens” e que a CPLP deve ser “uma comunidade de povos”.

Realçou ainda a preocupação de Cabo Verde em garantir uma “presidência de qualidade”, apostando na promoção do diálogo prévio, para que “no momento em que se assuma a presidência se possa estar preparado”, esclareceu.

Cabo Verde devera assumir a presidência da CPLP a partir de 2018 até 2020.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo