Lusofonia

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa foi criada há 21 anos

cplp bandeiras 2

Assinala-se esta segunda-feira, 17 de julho, o 21º aniversário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), criada em 1996. Na data da sua criação, com a declaração constitutiva da CPLP, “os chefes de Estado e de Governo estavam conscientes da oportunidade histórica que a cimeira fundadora oferecia para responder às aspirações e aos apelos provenientes dos povos”, refere a página oficial da organização.

Para assinalar esta data, a Secretária Executiva da CPLP, Maria do Carmo Silveira, deixou uma mensagem na qual começa por referir: estamos conscientes que 21 anos de existência são insuficientes para para uma organização de Estados concretizar na sua plenitude os desígnios que nortearam a sua criação.

Sobre a CPLP, Maria do Carmo Silveira lembrou que é importante não perder de vista o objetivo primário da sua criação, que é a consolidação de sociedades democráticas, prósperas, aproveitando toas as sinergias disponíveis. Hoje, mais que nunca, é urgente a construção de sociedades plurais, inclusivas, abertas e livres, capazes de proporcionar uma vida digna ao cidadãos tanto do ponto de vista nacional, como do ponto de visa comunitário.

Afirmou ainda que a CPLP tem de continuar a estimular os Estados membros, políticas inclusivas que visem eliminas as disparidades sociais, geografias e de género. Acreditamos que a construção do futuro da CPLP deve ser animada e proporcionada pelo legado de sucessos alcançados e pela enorme vaga de oportunidades que a comunidade apresenta.

Por fim, reforçou que o dia 17 de julho é uma oportunidade de recordar e reconhecer o quanto a CPLP continua a ser uma comunidade em construção, tem progredido no sentido da consolidação dos seus alicerces, procurado estruturar-se e adaptar-se aos novos desafios da atualidade e a corresponder às expectativas e aspirações dos cidadãos dos Estados-membros.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo