Mulheres equato-guineenses queixam-se de assédio sexual

As mulheres da Guiné-Equatorial deploraram e denunciaram no momento da celebração dos direitos da Mulher, a 8 de Março, o assédio sexual pelos seus chefes imediatos e a falta de atenção ao nível educativo.

Na Guiné-Equatorial, as poucas mulheres em postos de responsabilidade alcançaram esses lugares por laços familiares, por afinidade política e por relações sentimentais, de acordo com fontes contactadas.

O Senado é uma das raras grandes instituições que é dirigida por uma mulher, Teresa Efua Asangono.

No aparelho do Governo, em mais de cinquenta ministros, apenas duas são mulheres. Evangelina Filomena Oyo Ebule é ministra da justiça e instituições penitenciárias enquanto Consuelo Odo Nsang tem a pasta da promoção da mulher e da igualdade de género.

A percentagem de mulheres nas duas câmaras do parlamento não supera os 10%.

O número e percentagem de mulheres que têm o nível de estudos superiores é muito baixa. Por esta razão, Genoveva Abeso, socióloga, apelou às mulheres a continuarem os seus estudos para poderem atingir postos de responsabilidade. Segundo ela, a educação das crianças poderia ser uma ferramenta fundamental para conseguir a igualdade de oportunidades.

As autoridades de Malabo decidiram durante este ano lectivo não aceitar nos centros educativos adolescentes grávidas, uma medida destinada a prevenir as gravidez precoces.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

FMI elogia desempenho económico de Moçambique

FMI elogia desempenho económico de Moçambique

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, partilhou que Moçambique está a fortalecer as suas instituições e que…
FMI avisa que Ucrânia necessita de 42 mil milhões de euros

FMI avisa que Ucrânia necessita de 42 mil milhões de euros

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, declarou que a Ucrânia vai necessitar de um apoio orçamental de…
António Guterres lamenta impacto "limitado e às vezes nulo" de promessas de Israel

António Guterres lamenta impacto "limitado e às vezes nulo" de promessas de Israel

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, considera “limitado e às vezes nulo” o impacto dos compromissos assumidos…
Macau: Passagens automáticas facilitam entrada de portugueses

Macau: Passagens automáticas facilitam entrada de portugueses

As autoridades de Macau anunciaram que, a partir de amanhã, as passagens fronteiriças vão ser alargadas a quem for titular…