Moçambique

Agência de Desenvolvimento do Zambeze investe mais 2 de mil milhões de meticais na agricultura

zambeze
Diretor da Agência Roberto Albino e Embaixadora dos Países Baixos em Moçambique Pascalle Grotenhuis

A Agência de Desenvolvimento do Zambeze vai financiar nos próximos anos, com 2,5 mil milhões de meticais, a indústria e a comercialização agrícolas, apoiando os pequenos e os grandes produtores.

O investimento dos 2,5 mil milhões de meticais visa apoiar as indústrias, para que possam comprar os excedentes agrícolas e garantir que os produtos são colocados no mercado com a qualidade necessária.

Para além do financiamento por parte da Agência do Vale do Zambeze, foi assinado na passada quinta-feira, 13 de abril, um acordo de financiamento de 20 milhões de euros com a Holanda, que visa o apoio ao desenvolvimento inclusivo e sustentável do Vale do Zambeze na produção de hortícolas, leite e cereais.

O acordo foi assinado na passada quinta-feira, 13 de abril, com a Embaixadora da Holanda em Moçambique, Pascalle Grotenhuis. Segundo descrito na página oficial da Agência, o acordo assenta no reforço da capacidade institucional da Agência do Zambeze para a promoção do agronegócios; o reforço das capacidades técnicas das instituições de ensino agropecuárias, bem como provedores de serviços no Vale do Zambeze; o aumento da produção, produtividade e receitas dos agricultores; e geração de emprego.

Na mesma página, o diretor da Agência de Desenvolvimento do Zambeze, Roberto Albino, reforça a sua vontade: a ambição é que depois de cinco anos possamos ter conseguido fazer chegar ao mercado cerca de 60 mil toneladas de arroz processado e acrescenta estamos a pensar que cerca de 150 mil toneladas de hortícolas podem ser comercializados e também 2 milhões de litros de leite a chegar ao mercado.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo