Moçambique

Banco de Moçambique decide reduzir taxa de juro para 21,5%

bancodemocambique

O Banco de Moçambique decidiu esta sexta-feira, reduzir a taxa de juro de política monetária (taxa MIMO) para 21,50%, informa a página oficial da União de Exportadores da CPLP (UE-CPLP). Com esta decisão, o Banco Central tem como objetivo reduzir as taxas de juro implementadas pelos bancos comerciais, consideradas incomportáveis pelo setor privado e pelas famílias moçambicanas.

Também o Comité de Política Monetária (CPMO) do Banco Central reduziu as taxas da Facilidade Permanente de Cedência (FPC) e da Facilidade Permanente de Absorção (FPD) para 22,50% e 16,0%, respetivamente. Para além disso, reduziu ainda o coeficiente de Reservas Obrigatórias (RO) para os passivos em moeda nacional e estrangeira para 15,0%.

O Banco de Moçambique avança que o dólar americano esteve cotado em 61,43 meticais a 9 de agosto, ligeiramente acima dos 60,35 meticais, observados a 19 de junho. Esta tendência recente do metical, aliada à redução da inflação, tem contribuído para estancar a perdas de competitividade externa que a economia moçambicana tem vindo a registar.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo