Moçambique

Governo aprova aumento de salários mínimos mais elevado desde 2011

moçambique
Maputo

O governo de Moçambique aprovou esta terça-feira, em Conselho de Ministros, o aumento do salário mínimo. Este aumento na remuneração entra em vigor já a 1 de abril. Apesar das contenções do Estado relativamente à situação financeira do país, este é considerado o maior aumento desde 2011.

Segundo o jornal moçambicano “O País”, o aumento salarial tem mais relevância no setor financeiro, onde se verifica um aumento de 18,8%. Com o menor aumento registam-se os setores da agricultura, caça, florestas e silvicultura, que veem um aumento de 10,4%, que representa um salário mínimo final de 3.642 meticais.

Já o setor da pesca industrial verificou um aumento de 20,97%, o maior dos últimos tempos neste setor, o que significa mais 405 meticais.

Atualmente, o salário mínimo mais elevado é de 10 milhões e 400 mil meticais e o mais baixo de 3 milhões 642 mil meticais.

Em Moçambique, o custo de vida tem vindo a agravar-se com o aumento do preço dos produtos básicos de consumo. A inflação atingiu em 2016 o valor mais elevado dos últimos tempos, com 25,27%, refere o mesmo órgão de comunicação.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo