Moçambique

Porto de Maputo já pode receber navios de grande porte

maputo porto 3

O Terminal de Carvão da Matola, no Porto de Maputo, recebeu a primeira embarcação de grande porte, o “Martine”, a primeira embarcação do tipo Panamax, com uma capacidade de carregamento de 85 mil toneladas, informa o jornal O País. Para ser possível receber este tipo de navios, o “cais foi aprofundado para -15.4 metros de Sonda Reduzida”, fazendo com Moçambique possa ter “condições de competir com os outros terminais na região”, avançou o Gestor Operacional do Terminal de Carvão de Matola, Pedro Poh-quong.

Durante o primeiro semestre do ano em curso, registou-se um crescimento do volume de exportações, resultante da procura por parte do mercado asiático. Foram exportadas 750.000 toneladas de carvão mineral e 1.800.000 toneladas de magnetite, segundo dados oficiais.

O Terminal de Carvão da Matola espera conseguir exportar 185.000 a 200.000 toneladas de carvão por mês e 300.000 a 350.000 toneladas de magnetite.

O porto de Maputo é uma das grandes alternativas para saída e chegada de mercadoria dos países que não têm acesso ao mar, como é o caso da Suazilândia e da África do Sul,, que usa muitas vezes o Porto de Maputo como segunda opção.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo