Moçambique

Retomado o projeto da linha de transmissão de energia elétrica entre Moçambique e Malawi

eletricidade

O vice-ministro dos Recursos Minerais e Energia moçambicano, Augusto Fernando informou, esta terça-feira, que foi retomado o projeto da linha de transmissão de energia elétrica entre o Moçambique e Malawi, a partir do distrito de Moma, na província de Nampula, avançou a Rádio Moçambique.

A informação foi avançada durante um seminário onde foram apresentados os resultados estudo de viabilidade económica, para o desenvolvimento do projeto de interligação Moçambique-Malawi. O Presidente do Conselho de Administração da empresa Eletricidade de Moçambique(EDM) Mateus Magala, sublinhou que a concretização desta ligação e desta parceria entre a EDM e a ESCOM-Malawi, “vai aumentar a cooperação e as transações regionais de energia”.

O primeiro memorando deste projeto foi assinado por Moçambique e pelo Malawi em 1998, contudo não avançara devido a desentendimentos entre os dois países.

O projeto está atualmente avaliado em 120 milhões de dólares. A linha de alta tensão com capacidade para transportar 200 megawatts de energia elétrica, quantidade suficiente para abastecer todo o Malawi, terá uma extensão de 218 quilómetros. Moçambique ficará responsável por 140 quilómetros e os restantes 78 quilómetros serão responsabilidade do Malawi.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo