Diplomacia | Portugal | Segurança

Ministros da Defesa de Portugal e Espanha reúnem-se em Madrid

32358920891_418571562d_o

O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes encontrou-se esta segunda-feira em Madrid, com a homóloga espanhola María Dolores de Cospedal, para aprofundar as relações bilaterais entre os dois países em matéria de defesa.

Esta foi a primeira reunião de trabalho desde que María Dolores de Cospedal assumiu funções, em novembro do ano passado. Entre os temas do encontro estiveram a complementaridade entre a NATO e a UE, a Estratégia Global da União Europeia no âmbito da segurança e defesa, o Plano de Ação Europeu de Defesa e a cooperação na Região do Golfo da Guiné.

Existe um interesse mútuo em desenvolver cooperação nas áreas de gestão de crises, de ciberdefesa e de cibersegurança, nomeadamente no que concerne à Escola da NATO que Portugal acolherá em Oeiras.

As relações bilaterais no que respeita à defesa dos dois países, tem vindo a consolidar-se desde 1977, ano em que foi assinado o Tratado de Amizade e Cooperação entre Portugal e Espanha. Em 1998, foi assinado Protocolo de Cooperação e criado o Conselho Luso-Espanhol de Segurança e Defesa no mesmo ano. Em 2012, a Declaração de Intenções Conjunta permitiu estreitar e agilizar os contactos regulares entre as respetivas Direções-Gerais de Política de Defesa, com o objetivo de trocar pontos de vista, coordenar apoios e conjugar esforços sobre assuntos de interesse comum.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo