Diplomacia | Portugal

Ministros da Defesa de Portugal e Ucrânia reúnem-se para cooperação bilateral

IMG_6400

O Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, e o Ministro da Defesa da Ucrânia, Stepan Poltorak, reuniram-se ontem na Fortaleza de São Julião da Barra. Portugal reforçou o seu interesse em áreas de interesse comum, como a saúde militar e o desenvolvimento das indústrias de defesa. Portugal reafirmou ainda a disponibilidade de prestar apoio médico no Hospital das Forças Armadas a militares ucranianos feridos em combate no leste da Ucrânia, conforme tinha deixado expresso em junho passado numa reunião bilateral realizada à margem das conversações NATO-Ucrânia.

O Ministro da Defesa da Ucrânia agradeceu todo o apoio prestado por Portugal, sublinhando as posições que este tem assumido no âmbito da NATO e da União Europeia face ao conflito com a Rússia. Stepan Poltrok reconheceu igualmente a saúde militar e as indústrias de defesa como áreas prioritárias de cooperação, e manifestou ainda o interesse em considerar a segurança marítima na concretização dos projetos de cooperação a desenvolver.

Os Ministros da defesa dos dois países acordaram a elaboração de um memorando de entendimento para enquadrar as atividades de cooperação técnico-militar que se pretendem projetar, o qual deverá ser concluído a breve prazo no trabalho conjunto dos respetivos ministérios.

O encontro enquadrou-se numa visita oficial de dois dias a Portugal, durante a qual o Ministro da Defesa da Ucrânia teve a oportunidade de visitar a Base Naval do Alfeite e reunir-se com diversas entidades políticas e militares da área da Defesa, entre as quais o Presidente da Comissão de Defesa Nacional, Marco António Costa, e o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General Pina Monteiro.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo