América do Norte | Portugal | Segurança

Portugal e EUA assinam acordo de Cooperação de Busca e Salvamento Marítimo e Aéreo

DSC_8753014

O Ministro da Defesa, Azeredo Lopes, e o Embaixador dos Estados Unidos da América em Lisboa, Robert Sherman, assinaram ontem, 19 de janeiro, um acordo sobre Busca e Salvamento Marítimo e Aéreo, na Fortaleza de São Julião da Barra. O acordo foi assinado no último dia da missão do Embaixador norte-americano Robert Sherman em Portugal.

A coordenação das operações de busca e salvamento aéreo ficará a cargo da Força Aérea Portuguesa e as operações marítimas da responsabilidade da Marinha Portuguesa. Do lado dos EUA, será da responsabilidade da Guarda Costeira. Os Centros de Coordenação de Salvamento abrangidos no acordo são o centro aéreo das Lajes, o Marítimo Delgada pela parte portuguesa, e os conjuntos de Boston e Norfolk, pelos norte-americanos.

O objetivo deste acordo é fortalecer a cooperação neste domínio e reforçar a eficácia da assistência a pessoas em perigo no Atlântico.

Em comunicado, o Ministro da Defesa referiu que este acordo é “um passo de particular relevância para a segurança da nossa casa comum, um espaço que partilhamos há muito tempo, que é o Atlântico”, e assim com este acordo assume-se agora, entre os dois países “o compromisso de prevenir acidentes e perdas de vidas humanas no espaço transatlântico”. Já Robert Sherman, destacou a importância deste acordo em contribuir para um “mundo seguro”.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo