Lusofonia

Prémio Personalidade Lusófona entregue esta terça-feira a Ruy Mingas

ruy mingas

O Movimento Internacional Lusófono (Mil) vai entregar esta terça-feira o Prémio Personalidade Lusófona 2016, ao músico angolano Ruy Mingas. Ruy Alberto Vieira Dias Rodrigues Mingas nasceu em 1939 em Angola, e é um dos cantores angolanos mais influentes.

Na sua carreira não entra apenas a música. Foi ministro do Desporto, embaixador de Angola em Portugal e foi praticante de atletismo, de salto em altura e barreiras, no Clube desportivo do Benfica. Ruy Mingas foi o primeiro cidadão da Comunidade e Países da Língua Portuguesa (CPLP) a receber o Prémio de Arte, Cultura e Letras da Academia Francesa de Educação, em 2010.

Durante a cerimónia que terá lugar esta tarde na Sociedade de Geografia de Lisboa, será também apresentado o programa do V Congresso da Cidadania Lusófona, agendado para novembro, e lançada a Revista Nova Águia 19, que compila os textos apresentados no IV Congresso da Cidadania Lusófona.

O Movimento Internacional Lusófono (Mil) procura o “reforço dos laços entre os países e regiões do espaço lusófono – a todos os níveis: cultural, social, económico e político –, pretende assim cumprir o sonho de Agostinho da Silva: a criação de uma verdadeira comunidade lusófona, numa base de liberdade e fraternidade”, descrevem na página oficial.

Em 2015, a personalidade premiada foi o português Duarte de Bragança.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo