Revista de Imprensa Lusófona de 16 de março de 2017

capa da Revista de Imprensa Lusófona

capa da Revista de Imprensa Lusófona

“Guiné Equatorial sai da lista negra da OACI” [Organização Internacional de Aviação Civil Internacional]” é um dos títulos desta quinta-feira na página institucional de notícias da Guiné Equatorial. A mesma página refere que os Embaixadores da República Popular da China (Cai Run) e da Guiné Equatorial (Tito Mba Ada), se reuniram em Portugal na passada segunda-feira.

O blog de notícias sobre a Guiné-Bissau “Djemberem”, refere-se à situação atual do país e destaca esta manhã que “Conselho Estado da Guiné-Bissau reunido à procura de saída para crise política”.

Em Cabo Verde, o deputado do PAICV Nuías Silva, “acusa MpD de criar «cortina de fumo» sobre caso Novo Banco”, é o destaque do jornal on-line “Expresso das Ilhas”. O jornal independente “A Nação” conta em manchete que o Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva inaugurou esta quarta-feira o “1º Centro de Pós Colheita de Santiago”.

Em Portugal, a manchete do “Jornal de Notícias” refere-se ao ex-Primeiro-ministro com o título: “Investigação a Sócrates vai durar até maio” e o “Jornal i”, põe fim à polémica e confirma que o aeroporto da Madeira vai mesmo chamar-se “Aeroporto Cristiano Ronaldo”, apesar da escolha dividir opiniões.

Em manchete no “Jornal de Angola” lê-se “Auditoria partidária [ao registo eleitoral] está fora de hipótese” garante o Secretário de Estado apara os Assuntos Institucionais e Eleitorais, Adão de Almeida. O matutino “O País” dá conta que “cinco mil presos em angola têm emprego”, informação avançada pelo Secretário de Estado para os Serviços Penitenciários José Bamoquina Zau.

Um pouco por toda a imprensa no Brasil , destacam-se os títulos sobre os protestos no país. A “Folha de São Paulo” dá conta de que “Protestos contra reformas de Temer ocorrem em 19 capitais” e “O Globo” revela que o Estado do Rio confirma 1ª morte por febre amarela”.

Em Timor Leste, o “Governo concede dois dias de tolerância de ponto” aos colaboradores da função pública, por causa das eleições agendadas para 20 de março, refere o site de notícias “Sapo Notícias”. Dá ainda conta que “Os trabalhadores timorenses na Coreia do Sul e na Austrália fizeram remessas para Timor-Leste de 25,69 milhões de dólares”, entre 2012 e 2016.

“Próximo ciclo eleitoral vai custar 900 milhões” e as datas já estão marcadas, informa o vespertino de Moçambique “Notícias”. Sobre a cooperação internacional com o Japão, o jornal “O País” sublinha que “Japão forma mil nacionais e constrói três pontes”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Guiné-Bissau: Frente Popular condenou 4 anos de caça às bruxas com a presidência Sissoco

Guiné-Bissau: Frente Popular condenou 4 anos de caça às bruxas com a presidência Sissoco

A organização cívica guineense Frente Popular exigiu “a cessação das ingerências do Presidente da República Umaro Sissoco Embaló no funcionamento…
Moçambique: Assaltos a residências e violência sexual preocupam cidadãos de Pemba 

Moçambique: Assaltos a residências e violência sexual preocupam cidadãos de Pemba 

Apesar da frequente circulação de diferentes Forças de Defesa e Segurança nas principais avenidas da cidade, os munícipes de Pemba…
Angola: A Universidade de Coimbra organiza exposição integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril

Angola: A Universidade de Coimbra organiza exposição integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril

Uma mostra que reúne 50 capas dos jornais A Província de Angola, Diário de Luanda, Jornal de Angola, O Angolense,…
Moçambique: Tropas Sul-africanas da SAMIM iniciam retirada em Cabo Delgado

Moçambique: Tropas Sul-africanas da SAMIM iniciam retirada em Cabo Delgado

As tropas sul-africanas que integram a Missão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral em Moçambique (Southern African Development Community…