São Tomé e Príncipe

Patrice Trovoada no Ruanda para a cimeira Smart-África

patrice trovoada

O primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe Patrice Trovoada, encontra-se ausente do país, mais concretamente em Kigali, capital do Ruanda, onde estará presente na cimeira Smart-África, que visa aproveitar as soluções tecnológicas para assim acelerar o desenvolvimento sustentável.

Em declarações à imprensa, Patrice Trovoada disse que esta cimeira “a Smart-África é uma aliança formada por vários Países Africanos que visa priorizar as novas tecnologias de informação e de comunicação para um desenvolvimento acelerado”.

O primeiro-ministro são-tomense disse ainda que durante a cimeira a questão das novas tecnologias serão debatidas juntamente com as empresas e organizações internacionais ligadas ao mundo da informática e da digitalização bem como do sector privado africano incluindo o Banco Africano de Desenvolvimento.

Patrice Trovoada continuou expondo que esta iniciativa africana coincide com o programa do seu governo são-tomense, sobretudo, em matéria de governação electrónica que inclui ainda a política regional, de livre circulação de pessoas e bens e de segurança pública.

Apoiada por vários países africanos a “smart cities Africa”, procura soluções de desenvolvimento tecnológico, para com isso aumentar a eficiência das cidades. Tendo como modelo em África, as zonas urbanas ruandesas, onde como exemplo já disponibilizam sistemas de pagamento automatizado e WiFi em áreas públicas, incluindo os transportes colectivos.

Á margem da cimeira Patrice Trovoada tentará manter encontros com as autoridades ruandesas com realce para o Presidente do Ruanda, Paul Kagame com quem abordará questões relativas a cooperação bilateral entre os dois países.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo