Diplomacia | Geopolítica | São Tomé e Príncipe

Portugal reforça a cooperação com STP na Defesa

saotome

De visita a São Tomé e Príncipe (STP), o secretário de estado da Defesa Nacional de Portugal Marcos Perestrelo afirmou que Portugal pretende reforçar e ter uma maior presença e mais permanente de meios navais nos mares do arquipélago africano.

Marcos Perestrello, que nesta visita se faz acompanhar do chefe de Estado-Maior da Armada Portuguesa o almirante António Silva Ribeiro, afirma que esta visita vai servir para reatar as negociações entre os dois Estados, visando renovar o programa de cooperação técnico militar na área de defesa para o triénio 2018 a 2020.

Não foram avançados os montantes que estarão envolvidos neste programa, mas o secretário de estado da defesa nacional portuguesa confirmou que o valor tem como principal objetivo intervir na área da segurança marítima e no reforço da Guarda Costeira de STP, uma deficiência há muito identificada pelas autoridades locais e que Portugal tem condições de melhorar e reforçar.

O Ministro da Defesa e Administração Interna São-tomense Arlindo Ramos, disse que a visita da comitiva portuguesa nestes 4 dias será uma mais valia, considerando que a cooperação militar com Portugal e avaliação dos resultados e consequente balanço são preponderantes entre os dois países no programa de cooperação militar.

De acordo com o Ministro de Defesa São-tomense esta visita contempla ainda a entrega de uma biblioteca técnica ao Estado Maior das Forças Armadas de São Tomé e Príncipe e a doação de medicamentos angariados pelas Forças Armadas Portuguesas ao Hospital Central Dr. Ayres de Menezes.

Portugal e São Tomé e Príncipe têm vindo a cooperar não só no quadro da defesa mas também na educação, formação e cultura, saúde e assuntos sociais.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo