Diplomacia | São Tomé e Príncipe

Portugal reforça laços de cooperação com São Tomé e Príncipe

93.htm1

“Não há obstáculos na cooperação entre Portugal e São Tomé e Príncipe”, garantiu a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Coo-peração portuguesa. Teresa Ribeiro fez a afirmação no final da audiência com o primeiro-ministro Patrice Trovoada, no quadro de uma visita de três dias ao arquipélago.

O principal objetivo da estadia da responsável lusa é fazer uma avaliação da implementação do Programa Estratégico de Cooperação, assinado com São Tomé e Príncipe em setembro de 2016, e ver o que pode ser melhorado e ajustado.

A responsável portuguesa qualificou o encontro com o chefe do governo santomense de “bastante frutuoso”, que criou “excelentes expectativas e agora vamos desenvolvê-las”.

«Tivemos a oportunidade igualmente de ver aonde podemos introduzir ajustamentos e melhorias para imprimir maior dinamismo que nos permita alcançar os objetivos e os resultados que todos nós queremos com esta parceria muitíssimo profícua entre Portugal e São Tomé e Príncipe», acrescentou.

O PEC com um envelope de 57 milhões de euros, para 5 anos, privilegia os setores de educação, saúde, justiça, defesa e segurança, bem como o comér-cio e a promoção do investimento privado português no país. Teresa Ribeiro teve igualmente encontros com os titulares da Educação, Olinto Daio, e da Justiça, Ilza Amado Vaz.

A Secretária de Estado anunciou que Portugal já disponibilizou cerca de 14 milhões de euros nesses primeiros oito meses e que os setores de educação e saúde absorveram a maior fatia do montante já aplicado no PEC.

Teresa Ribeiro foi ao Príncipe e vai estar reunida com as autoridades locais e conviver com as crianças da Região Autónoma na celebração do 1.º de junho, Dia Internacional das Crianças.

A secretária de Estado regressa no sábado a Portugal.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo