Timor Leste

BAD financia nova estrada Dili-Baucau

estradastimorleste

O Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD) aprovou um empréstimo de 43 milhões de euros para a ampliação de 105 quilómetros da estrada que liga a capital de Timor-Leste, Dili, e a segunda maior cidade, Baucau, localizada na costa norte, com o co-financiamento da JICA.

“A rede rodoviária em Timor-Leste deteriorou-se devido à falta de investimento em manutenção e reabilitação, limitando os esforços do país para se desenvolver”, disse Richard Phelps, Especialista Principal em Infra-estruturas da Missão Residente do Timor Leste do BAD. “Uma vez melhorada, a estrada deve estimular a atividade económica, particularmente o turismo, e criar oportunidades de emprego no país”.

O projeto tornará as estradas mais seguras e mais resistentes às mudanças climáticas, ao mesmo tempo que reduzirá o tempo de viagem para o tráfego de passageiros e cargas.

O projeto prevê também práticas de manutenção mais exigentes que obrigam os empreiteiros a garantir a manutenção da estrada por três anos após conclusão da construção antes de entregar a responsabilidade ao governo, de acordo com o BAD.

O empréstimo do BAD terá um prazo de 25 anos, com uma taxa de juro anual de 3% durante o período de carência de 5 anos.
O projeto está estimado em 116 milhões de euros.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo