Timor Leste

Governo expressa condolências pela morte de George Aditjodro, ativista indonésio que apoiou a independência de Timor Leste

czlqrivuoaekqyj

O governo de Timor-Leste expressou condolências pela morte, no dia 10 de dezembro, de George Junus Aditjondro, académico, jornalista e ativista indonésio que acompanhou a luta pela independência do país.

O ministro timorense Agio Pereira disse que “a voz de George Aditjondro foi decisiva para desafiar as consciências na Indonésia e na Austrália para o que se passava em Timor entre os anos de 1975 e 1999″.

“A sua voz em defesa da luta pela independência e a sua sincera amizade ao povo timorense não serão esquecidos jamais”, disse ainda Agio Pereira.

Aditjondro visitou Timor pela primeira vez em maio de 1974 como correspondente da revista Tempo e entrevistou vários líderes da resistência timorense.

Após o massacre de ‘Santa Cruz’, em 1991, Aditjondro tornou-se líder da oposição à presença da Indonésia em Timor Leste e em maio de 2010 o parlamento timorense reconheceu o seu contributo para o sucesso da luta pela independência agraciando-o com a medalha princesa Grace do Mónaco.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo