Timor Leste

Nas montanhas de Timor-Leste estão a tomar-se medidas para a mudança climática

timorleste

Como tantas outras partes nos Acordos de Paris, o governo de Timor-Leste, tem vindo a desenvolver a Contribuição Nacionalmente Determinada, a resposta do país que define o compromisso de trabalhar com a comunidade global para cumprir as metas do Acordo de Paris, para manter o aumento da temperatura média global abaixo de 2 ° C,  e limitar o aumento de 1,5 ° C e atingir as zero emissões líquidas na segunda metade deste século.

Surge assim um programa inovador de reflorestamento e educação ambiental nas montanhas de Timor-Leste, uma das pequenas nações em desenvolvimento do mundo, que permite que os agricultores de subsistência tenham benefícios enquanto tomam medidas sobre as mudanças climáticas.

O programa WithOneSeed prevê quatro compromissos: abordar a degradação ambiental por meio do reflorestamento comunitário; construir economias de aldeias através do pagamento a pequenos agricultores que cultivam e mantêm árvores florestais; educar as comunidades sobre a importância das árvores para medidas de adaptação e mitigação do clima e construir parcerias regionais para colaborar nas mudanças climáticas.

Há várias gerações que comunidades rurais em Timor-Leste dependem da agricultura de subsistência, com muitas famílias a viverem com menos de um dólar por dia. Desde que o país alcançou a independência em 2002, os líderes da comunidade estiveram cientes do impacto negativo da degradação ambiental e da importância da regeneração ambiental para a sobrevivência humana.

A WithOneSeed é uma empresa social da comunidade que estabelece viveiros nas aldeias e paga a pequenos proprietários de terra para reflorestarem as suas terras plantando e mantendo as árvores. A nível local, os benefícios ambientais do programa WithOneSeed são vastos. Além de ajudar a reduzir os níveis de carbono atmosférico, o reflorestamento diminui a erosão do solo, melhora a qualidade do solo e da água, aumenta o rendimento das culturas e a nutrição, promovendo a saúde e o bem-estar das comunidades e promovendo o desenvolvimento sustentável.

Hoje, os agricultores timorenses estão a partilhar os conhecimentos sobre mudanças climáticas e saúde ambiental e sustentabilidade dentro das comunidades de montanhas, espalhando os benefícios em todo o país. Os benefícios sociais e económicos do programa WithOneSeed também são substanciais. WithOneSeed está a duplicar os rendimentos anuais de famílias de subsistência com pagamentos de incentivo, uma pequena quantidade por árvore para cada ano que a árvore esteja viva.

O rendimento adicional aumenta a independência financeira e a liberdade para fazer escolhas sobre como as famílias vivem, incluindo, para muitos, tornar possível os seus filhos concluírem a escola primária. O programa está a ajudar a construir a economia local, impulsionar a educação e a formação e aumentar a participação social e económica.

A nível nacional, Timor-Leste é uma economia dependente do petróleo e do gás, em grande parte alimentada pelas reservas offshore de petróleo e gás.

O programa WithOneSeed oferece um modelo económico alternativo, vital para o crescente impulso global em direção a energias renováveis, desinvestimento em combustíveis fósseis e ação urgente sobre mudanças climáticas. A nível internacional, o programa está também a contribuir para os objetivos globais da ONU em matéria de pobreza e desenvolvimento e para a Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030.

Pode ter mais informações aqui.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo