Timor Leste

Presidente timorense inicia contactos para formação de Governo

timor leste

O Presidente da República de Timor Leste, Francisco Guterres Lu-Olo iniciou hoje os contactos com os líderes dos três partidos mais votados das eleições legislativas da última semana, com vista a formação do novo Governo.

A Fretilin foi o partido vencedor das eleições, com uma margem de apenas mil votos acima do CNRT. Mari Alkatiri, secretário geral da Fretilin, esta confiante de que o próximo governo será liderado pela sua força política, com o apoio do partido CNRT, de Xanana Gusmão.

À saída da reunião com Lu-Olo, o secretário geral do CNRT, Francisco Kalbuadi, afirmou que “o eleitorado timorenses deixou uma mensagem clara de que os líderes de todos os partidos têm de trabalhar juntos”. O CNRT irá realizar no próximo sábado uma conferência nacional onde irá tomar uma decisão sobre a inclusão ou não no futuro governo com a Freilin.

Também recebido pelo presidente foi Taur Matan Ruak, ex-presidente da república, que levou o PLP, recém formado, ao terceiro lugar nas eleições. À saída do encontro, Ruak afirmou que não irá ocupar o seu lugar de deputado, preferindo deixar esse lugar para as novas gerações. Além disso, confirmou também que o PLP, por ser um partido pequeno, está neste momento mais vocacionado para a Oposição.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo