Timor Leste

Timor-Leste implementa sistema de GPS para monitorização de terramotos

timor leste

O Instituto de Petróleo e Geologia (IPG) de Timor-Leste tem, a partir desta quarta-feira, um sistema de GPS para monitorização de terramotos. O dispositivo encontra-se no município de Bobonaro, na zona ocidental do país, avança o portal do Governo.

O sistema de GPS vai permitir o “estudo do movimento das placas tectónicas e identificação da estrutura geológica de Timor-Leste”, bem como a “identificação das falhas”, o que pode “contribuir significativamente para o desenvolvimento do país, particularmente no planeamento das infraestruturas”, refere a mesma nota.

O diretor da Divisão de Riscos Naturais de Timor-Leste, Eugénio Soares, esclarece que “a combinação de dados do GPS com mecanismos focais [representações gráficas] obtidos através da computação e análise de sismos pode ser útil para identificar se a falha está ativa ou não, assim como a relação entre falhas e o epicentro de um terramoto”.

Para uma melhor compreensão do novo sistema, vai realizar-se uma formação nas instalações do IPG, em Aimutin, Díli, entre 19 e 24 de maio. A formação conta com a presença dos professores Simon McClusky e Acraf Koulali, da Universidade Nacional da Austrália.

A implementação deste sistema contou com a colaboração da Universidade do Sul da Califórnia e da Universidade Nacional da Austrália.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo