Timor Leste

Timor-Leste, Indonésia e Austrália debatem desenvolvimento integrado

timor leste

A reunião trilateral da Plataforma para o Desenvolvimento Económico Sub-Regional Integrado entre Timor-Leste, Indonésia e Austrália (TIA-GT,sigla em inglês), decorreu esta quinta-feira no Ministério das Finanças, em Díli. A TIA-GT pretende “avaliar iniciativas para promoção do crescimento económico através do desenvolvimento integrado da sub-região que abrange os três países: Timor-Leste, Indonésia (sobretudo a parte ocidental da ilha de Timor) e o Território do Norte da Austrália”, percebendo assim qual o interesse e a viabilidade das iniciativas, avança o comunicado oficial do portal do Governo timorense.

Durante o encontro, o chefe da Unidade de Missão timorense da TIA-GT, João Gonçalves, destacou os esforços de desenvolvimento realizados por Timor-Leste nas áreas dos Transportes, Comércio e Turismo. Sublinhou ainda os benefícios do acordo de conetividade terrestre com a Indonésia e o acesso, ilimitado, para trabalhadores timorenses ao programa de trabalho sazonal do Território do Norte da Austrália.

O economista e autor do conceito dos “triângulos sub-regionais de crescimento na Ásia”, Myo Thant, fez a apresentação “A construção da sub-região, conectividade e outros desafios”. Myo Thant expôs um enquadramento dos desafios dos três países, numa perspetiva de desenvolvimento integrado. Realçou ainda a importância do papel do Governo e do setor privado para o sucesso dos projetos em vista. Por fim, reforçou a importância da criação de um corredor económico que ligue Díli a Cupangue, com estradas de acesso a outras cidades e vilas, para beneficiar as populações de uma forma mais direta.

O diretor nacional do Banco de Desenvolvimento Asiático, Paolo Spantigati, salientou a necessidade do desenvolvimento da conetividade para a viabilização de projetos turísticos, com apresentação e debate do estudo sobre o potencial turístico dos cruzeiros para Timor-Leste.

A reunião contou com a participação do embaixador da Austrália em Timor-Leste, Peter Doyle, do embaixador da Indonésia, Sahat Sitorus, e ainda da embaixadora da Malásia.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo