África Subsaariana | Segurança

Boko Haram difunde vídeo com execução inspirada nos métodos do Estado Islâmico

bokoharam
Abubakar Shekau (Arquivo)

A seita islamista Boko Haram difundiu através da internet um vídeo com uma execução na Nigéria inspirada nos modelos de propaganda do Estado Islâmico.

O vídeo, com cerca de sete minutos, que foi difundido pela fação de Abubakar Shekau, apresenta três homens com trajes de cor laranja, semelhantes aos dos prisioneiros e reféns executados pelo Estado Islâmico.

Acusados de cumplicidade com o governo nigeriano, os três indivíduos, com as mãos atadas, são interrogados com uma bandeira negra do Estado Islâmico, como pano de fundo, e posteriormente levados em fila, por homens encapuçados, para o interior do mato onde, pelo menos, um dos prisioneiros foi decapitado.

Para alguns especialistas, com teatralização desta execução Abubakar Shekau pretende reafirmar a sua força, mas também enviar uma mensagem aos seus homens sobre as consequências de eventuais dissidências.

Este vídeo não foi difundido pelos canais clássicos da organização terrorista Estado Islâmico (EI), demonstrando assim que o EI continua a apoiar a liderança de Abu Mosab Al Barnaui, filho do fundador do Boko Haram, que substituiu Abubakar Shekau em 2015 à frente do “Estado Islâmico da África de Oeste”.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo