África Subsaariana

Buhari nomeia Osinbajo para a chefia da delegação para a crise do Delta do Niger

buhari

O presidente nigériano Muhammadu Buhari nomeou o vice-presidente Yemi Osinbajo para a chefia da delegação presidencial especial, com a missão de resolver a crise na região do Delta do Níger, anunciou em Abuja o Assessor Especial do Presidente sobre os Assuntos do Delta do Níger, o Brigadeiro-General, Paul Boroh.

Até agora, os anciãos do Níger-delta lideravam a delegação na resolução da crise. No entanto, com a nova diretriz presidencial, o vice-presidente Osinbajo passa doravante a chefiar a delegação, explicou Boroh.

Segundo Boroh, a nomeação de Osibajo responde às expectativas do presidente de não só implementar a confiança entre as pessoas sobre as intenções do governo, mas também em ajudar na sua missão de busca de uma solução viável e duradoura.

“Não há dúvida de que o Presidente sabe que a paz na região do Delta do Níger é crucial para o desenvolvimento de todo o país”, disse Boroh.

De acordo com Boroh a visita do vice-presidente ao Delta do Niger prevê passar por todos os estados da região. “Até agora visitamos os estados de Akwa Ibom, Edo, Bayelsa, Rivers e Imo. A próxima fase será os Cross River, Abia e Ondo. Assim, cobrimos todos os estados do Delta do Níger”, adiantou.

“Esta visita tem dois objetivos. Trata-se de construir a confiança e conhecer os factos, porque tem circulado muitas informações sobre o Delta do Níger, mas ninguém pode afirmar que sabe tudo sobre o Delta do Níger. Isso exige um esforço de todas as partes interessadas para garantir que as questões sejam resolvidas”, acrescentou.

O responsável também explicou que estão a ser feitos esforços para pagar os beneficiários do programa da amnistia, estudando no exterior. Boroh adiantou que o problema surgiu devido à incapacidade do Governo Federal em cumprir suas obrigações financeiras nos vários países.

O Presidente Muhammadu Buhari, regressou à Nigéria na semana passada depois de ter passado dois meses na Inglaterra por motivos de saúde. Buhari retomou as suas funções, na segunda-feira, 13 de março, de acordo com uma declaração oficial. Durante este longo período, o Vice-Presidente, Yemi Osinbajo, assumiu o cargo de presidente interino.

 

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo