África Subsaariana

Comissão eleitoral congolesa diz que não é possível a realização de eleições em 2017

eleicoesAfrica
Arquivo

Não será possível para a Comissão Eleitoral Nacional Independente (Ceni) da República Democrática do Congo (RDC) organizar as eleições presidenciais e legislativas antes do fim do ano, reconheceu o presidente da comissão Corneille Nangaa, em entrevista à TV5Monde.

“Antes de dezembro, isso não será possível nas condições estabelecidas no acordo”, assinado a 31 de dezembro de 2016, confirmara na sexta-feira Nangaa, na sede da Organização Internacional da Francofonia (OIF) em Paris.

Segundo Nangaa o artigo IV.2 do acordo de São Silvestre estabeleceu que as partes signatárias comprometiam-se a organizar as eleições “o mais tardar em dezembro de 2017”, mas também que “o Conselho nacional de acompanhamento do acordo e do processo eleitoral, o Governo e a Ceni podem unanimemente avaliar o tempo necessário para a realização das referidas eleições”. Para o presidente da Ceni, as condições da segurança em várias províncias do país, especialmente no Kasai, não permitem para já a execução correta do escrutínio.

As Nações Unidas exigiram a 1 de julho que Kinshasa publique um “calendário eleitoral oficial e consensual para a organização de eleições”.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo